Cores das Grifes

O preto de Chanel

Por que preto é Chanel?

Porque foi Gabrielle “Coco” Chanel que tirou do preto o estereótipo único de velórios e o trouxe para o nosso dia a dia, transformando-o em básico. Tudo começou com o croqui de um vestido preto publicado na revistaVogue, em 1926. Depois, em 1947, Dior o traz de volta em modelos com punhos e gola brancos. Aí vemAudrey Hepburn, sua Bonequinha de Luxo (que já falamos aqui) e seus pretinhos básicos Givenchy. O preto se tornou símbolo de elegância, discrição, e ainda emagrece.
À direita, Coco Chanel ajusta os detalhes de um de seus modelos pretos. À esquerda, a estilista posa de preto e pérolas: luxo básico
Quem pode usar preto?
Todas! É uma cor bem democrática, mas ressalta ainda mais a beleza de quem é branquinha e tem cabelos escuros.
Dicas espertas
Ok, preto é básico, lindo, um luxo, mas é completamente insustentável focar nessa cor e esquecer que moramos em um país tropical, em que as temperaturas nesta época do ano teimam em passar dos trinta graus. Agora que é verão, baixe um pouco a bola do preto, afinal ninguém fica tão elegante derretendo de calor. E no inverno não encarne a viúva negra também: combine o preto com acessórios coloridos, para quebrar a sobriedade da cor. E para conservar sua roupa preta sem bolinhas e fiapos, lave, seque, passe e guarde-a sempre do avesso, combinado?

O marrom de Ralph Lauren

Por que marrom é Ralph Lauren?

Quando pensamos em “básico”, que cores vem a sua cabeça? Provavelmente preto, branco e tons de cinza. Quando Ralph Lauren, há quarenta anos atrás, abriu sua primeira loja de gravatas, ele também achava que seria só aquilo. E eis que ele cria uma marca global, com linhas masculina, feminina, infantil e para a casa. Que cor combinaria com tudo isso? E mais, como essa cor representaria a força norte-americana, sua terra? Aí o marrom caiu nas graças do estilista, em peças de pegada mais country, ou até mesmo em belos casacos.
Modelos desfilam peças marrons na passarela Primavera/Verão 2011 de Ralph Lauren
Quem pode usar marrom?
O marrom fica mais bonito quando em contraste com o tom de pele. As branquinhas podem abusar do tom, mas somente as que tem o tom de pele mais para o rosado. Quem tem pele oliva, um branco mais frio (que é o meu caso), não fica tão bem de marrom. Se você está curtindo seu bronzeado, invista em roupas marrons em um tom mais avermelhado.
Dicas espertas
O marrom é uma das cores mais detestadas e detestáveis, pois não sabemos combiná-las. Quando o inverno chegar, experimente usar um vestido em cor clara com um casaco marrom. Turquesa é uma das cores que ficam mais bonitas. Ou sandálias marrons combinando com o xadrez de um short ou uma saia, que tal? Essa só não é uma cor para um look total, fica…bom, estranho. Uma echarpe em tons terrosos sobre uma blusa branca básica? Elegância total. Aliás, não se esqueça disso: marrom é elegante, e bem menos comum que preto.

O laranja da Hermès

Por que laranja é Hermès?

Pelas orange boxes, reconhecidas mundialmente por carregarem dentro de si as peças da Maison. E elas surgiram por obra do acaso. Na época da Segunda Guerra, tudo era difícil demais de encontrar, incluindo corantes. As embalagens da Hermès eram beges, mas se tornaram laranjas, a única cor disponível. O laranja tornou-se a cor da grife, que hoje produz cerca de 2,5 milhões de orange boxes por ano.
As orange boxes e a famosa bolsa Birkin, na cor da Hermès

Quem pode usar laranja?
A cor fica deslumbrante nas mulatas e negras, assim como todas as outras cores quentes. As loiras ficam para trás, a não ser que tenham aproveitado o começo de ano para adquirir um bronzeado dourado.
Dicas espertas
O look total laranja é um exagero aos olhos. E combinado com preto, só se você for para uma festa de Halloween. Prefira combiná-lo com tons nude e marrons. Para dar o toque final, acessórios dourados

O verde de Carven

Por que verde é Carven?

Madame Carven queria trazer frescor para sua grife. Em um mundo que acabava de sair da Segunda Guerra, e em um mundo da moda que parecia estar mais preocupado em vestir senhoras do que donzelas, o verde de Carven representou o símbolo da jovialidade. Com o lançamento do perfume Ma Griffe, e seu posterior sucesso, o verde se tornou cor da sorte e símbolo da marca da estilista, hoje com 101 anos.
O perfume Ma Griffe consolidou o verde como cor da sorte da Carven
Quem pode usar verde?
O tom imortalizado por Madame Carven fica melhor em mulheres de pele dourada, ou seja, quem conseguiu aproveitar a praia neste verão pode incluir algumas peças desta cor no guarda-roupa. Também realça a beleza das loiras e ruivas, e das que tem olhos verdes, claro.
Dicas espertas
As pessoas tem um pouco de medo de usar verde, em especial nós, brasileiras. Achamos que verde é sempre cor de torcida para a Copa, e não é bem assim. Combinado com outras cores que não sejam o amarelo (ou o vermelho, para você não ficar parecendo uma caixa de pizza), o verde cabe em muitas situações. Já dizia o saudoso Christian Dior, “verde é a cor da natureza – e, quando você segue a natureza em sua paleta de cores, nunca errará muito”. Combine a cor com preto, e deixe que ela apareça em seus acessórios. Não confia no look total? Dê uma olhada em Angelina Jolie na entrega do Globo de Ouro deste ano e inspire-se!

O rosa de Schiaparelli

Por que rosa é Schiaparelli?

Elsa Schiaparelli sempre foi irreverente. E conseguiu chocar a moda dos anos 30 com o rosa, não qualquer um, mas o rosa shocking. Ele apareceu pela primeira vez na embalagem de seu perfume (que se chamavaShocking, o que deu nome ao tom).
O perfume Shocking e uma das famosas peças rosa de Schiaparelli
Quem pode usar rosa?
Na minha singela opinião, toda mulher precisa ter uma peça rosa. Uma blusa, um sapato, uma saia, qualquer coisa. Não existe cor mais feminina que essa (e considerem o que eu digo, afinal um dia eu fui uma adolescente que só usava preto e calças com bolsos dos lados. As pessoas podem mudar.). Mas, falando especificamente do rosa shocking, ele cai melhor nas mais delicadas, de pele clara e cabelos do loiro ao acinzentado. Não é a toa que é a cor favorita da Barbie…
Loira, branquinha e delicada? Barbie simplesmente foi escolhida pelo rosa!
Dicas espertas
Para quem não combina com o look pink total, vale combinar peças rosa shocking com tons mais neutros, como nude (no verão) ou preto (no inverno, se bem que eu também faço essa combinação no verão). Assim como o branco, o rosa também cria volume, então escolha bem que parte do seu corpo você quer valorizar com ele.

O vermelho de Valentino

Por que vermelho é Valentino?

Tem gente que acha isso óbvio, mas para mim tudo merece uma explicação, e nem todo mundo é obrigado a saber porque raios vermelho e Valentino andam de mãos dadas. Então vamos lá: não se sabe como nem porquê Valentino se apaixonou pelo vermelho, mas certamente ele tinha noção do poder desta cor. “Vestir vermelho numa festa é certeza de uma grande entrance”, dizia ele. O Vermelho Valentino não é vermelho sangue, nem tomate, nem apagado: o estilista achou um tom próprio.
Modelos de “vermelho Valentino” no desfile de alta costura da grife em 2008
Quem fica bem de vermelho?
O vermelho, em look total, não pode chocar. Logo, a cor fica mais harmoniosa em mulheres de cabelos castanhos, pele bege fria ou nas negras e mulatas. Mas um assessório vermelho quebra a monotonia do visual de qualquer um!
Dicas espertas
Por ser uma cor, como o próprio Valentino dizia, “dramática”, combine o vermelho com uma maquiagem mais leve, no estilo “nasci linda”. Particularmente, gosto da dupla vermelho e preto, e isso não tem nada a ver com o fato de ser uma são-paulina filha de flamenguista: o vermelho quebra a seriedade do preto e enche seu visual de energia. No verão abuse da cor no estilo navy, com azul escuro e branco. No inverno, um casaco vermelho com certeza fará com que você se destaque na multidão com elegância.

O branco de Calvin Klein

Por que branco é Calvin Klein?

A casa desde 2003, com a entrada do brasileiro Francisco Costa na direção criativa, está se refrescando. O branco combina com o ar minimalista da Calvin Klein e ressalta as formas arquitetônicas das roupas. Ou seja, aqui em CK, branco sim, básico nunca!
Looks da Calvin Klein no desfile Outono/Inverno 2011
Quem fica bem de branco?
Pessoas de pele mais morena. As branquinhas ficam ainda mais brancas com essa cor. Vale lembrar que o branco faz as curvas do seu corpo parecerem maiores, então, se esse não é o seu objetivo, fuja dele.
Dicas espertas
Nunca, jamais, em hipótese alguma use branco em casamentos! Só a noiva pode, combinado? E para deixar suas roupas branquinhas por mais tempo, guarde-as envolvidas em um pano preto. É a luz que as deixa amareladas então, guardadas assim, recebem menos luz no abre-e-fecha de gavetas. E, claro, separe as roupas brancas das coloridas na hora de lavar.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s