Formatura

16.02.2011

Formatura, parte III – Colação de grau

Boa tarde, pessoas!

Sentiram minha falta ontem (a metida…rs)? Pois é, estava em concentração para a minha colação de grau. Foi tudo muito emocionante, deu aquela sensação de velho que “os anos passaram voando”. Passaram mesmo. E agora quem está pronto para alçar voo somos nós.
Sobre a roupa da colação de grau não tem muito o que falar: depende do lugar e do que vai ter depois da colação. Se no convite ou comunicado estiver especificado o tipo de traje a ser usado, fique atento. Lógico que como a beca não vai até a barra do sapato, é bom se preocupar com o que você vai deixar aparecendo: calça jeans e tênis? Rasteirinha? Eu acredito ser mais elegante um escarpin com salto confortável para as mulheres e sapato social para os homens.
A faixa é de acordo com o seu curso. Confesso que pesquisei bastante sobre as cores e encontrei muitas informações destoantes. E existem as faculdades que padronizam as suas próprias cores. Mas, no geral, o esquema é esse:
Amarela
Engenharia
Farmácia
Sistemas de Informação
Azul
Administração de Empresas
Arquitetura
Biologia
Ciências da Computação
Comunicação Social
Filosofia
Física
Fonoaudiologia
Matemática
Psicologia
Química
Turismo
Azul-Turquesa
Economia
Vinho
Odontologia
Lilás
Teologia
Rosa
Ciências Contábeis
(ontem o pessoal que se formou em Letras – Hab. Tradução também estava de rosa. Não sei se é oMackenzie ou se é uma regra geral)
Verde
Agronomia
Educação Física
Enfermagem
Fisioterapia
Medicina
Medicina Veterinária
Nutrição
Serviço Social
Zootecnia
Vermelha
Direito
Geografia
História
Letras (ontem estavam de azul. Help!)
Pedagogia
Violeta
Biblioteconomia
Agora acabou, minha gente, sou uma jornalista formada! 🙂
Parte da turma de Jornalismo que me fez companhia por 4 anos. Foto gentilmente roubada de Sil .Repare no bobão lá atrás…
Post curtinho né? Ela já foi melhor, não? Quer saber mais? Comente! 🙂
*****
06.02.2011

Formatura, parte II – Look e dicas de etiqueta

Gente, ainda estou meio cansada de ontem…rs

A festa foi ótima, e, seguindo as dicas de ontem (para ver o post, clique aqui), fui de vestido curto para a formatura. Claro que não com qualquer curto, senão pareceria uma festa comum: escolhi um modelo uva com renda. Nos pés, peep toe preta. Aprovam?
Para complementar um pouco a saga formatura, resolvi fazer um post com algumas dicas de etiqueta para curtir a festa sem passar vergonha e, assim, aproveitar ao máximo. Vambora?
– Se você adquiriu uma mesa e alguns ingressos individuais, alerte a quem vai recebê-los de que não terão lugar à mesa.
– Caso tenha comprado mais de uma mesa, chegue cedo e coloque-se de modo a não atrapalhar os demais convidados. Não faça uma bagunça nível “almoço na churrascaria rodízio” para organizar os lugares: fique fora do caminho.
– Você pode levar sua própria bebida? Ótimo! Só não precisa chegar na festa tal qual distribuidor de destilados. Normalmente as festas costumam ser open bar, então não precisa levar seu “arsenal” inteiro só para enfeitar a mesa ou beber até cair. Calcule quantas pessoas estarão na mesa para não exagerar.
– A não ser que você seja convidado do formando e não conheça mais ninguém além dele, faça um social. Passe pelas mesas e cumprimente os outros formandos, não fique esperando para compartilhar a alegria!
– Hora das fotos! Antes da festa, procure saber se será permitida a entrada com câmeras fotográficas. Caso você seja formando, nada de abusar da boa vontade do fotógrafo: ao ver que ele está se aproximando da sua mesa, já verifique se a família inteira está por perto para o clique. Essa coisa de “daqui a pouco eu te chamo porque a tia Mariquita foi retocar a maquiagem” enche o saco de quem está trabalhando.
– Depois das primeiras duas horas de festa, é inevitável para as mulheres começarem a querer arrancar os sapatos. Andar descalça pela festa não é nada elegante, e muito menos higiênico. Se acha que não vai dar conta de ficar no salto a noite toda, leve uma rasteirinha na bolsa.
– Beba com moderação. Aparece toda hora na TV, mas é sempre bom lembrar…
Dúvidas, sugestões, conselhos, lágrimas? Comente 😉
*****
05.02.2011

Formatura, parte I – A festa

Boa tarde, pessoas!
E hoje é o dia da minha festa de formatura. Só que como eu achei um tremendo absurdo pagar dois mil reais por uma noite, eu vou de convidada. E acho que não sou a única que tem dúvidas na hora de se vestir para esse evento. Por isso dividirei o assunto em dois posts: o primeiro, de hoje, sobre a festa e o segundo, que será postado dia 15, sobre a colação de grau. Estamos combinados?
Então vamos lá se arrumar para a festa!
Formandas – vestidos longos ou longuete com bordados em pedraria. Algumas comissões de formatura definem a cor do vestido também, mas se não escolha a sua favorita e arrase. Prefira sandálias a sapatos e uma bolsa metalizada dá o toque final. Se estiver frio (o que é simplesmente impossível em fevereiro, mas vai lá) combine com uma echarpe.
Formandos – uma palavra: smoking. Só. Sapatos sociais pretos, meias escuras também. E gravata borboleta.
Convidados – como os formandos estarão de smoking, não vá de smoking! Escolha um terno, uma bela camisa, gravata e boa festa!
Convidadas – podem ir de longo, longuete ou vestido curto sofisticado. Também prefiram as sandálias aos sapatos e, se precisar, levem uma echarpe.
Gostou, detestou, adorou? Comente 😉
P.S.: amanhã eu coloco o meu modelito de hoje. A essa hora, ainda estou em um estado bem deplorável rs
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s